A Direcção-Geral dos Desportos realiza terça-feira, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, o sorteio das modalidades colectivas dos X Jogos Desportivos da CPLP (basquetebol, andebol e futebol), que acontecerão de 17 a 24 de Julho na ilha do Sal.


O sorteio está agendado para as 10:00 sendo que os X Jogos contarão com a participação de todos os estados da Comunidade, Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O evento terá como novidade a participação, pela primeira vez, da delegação desportiva da Guiné-Equatorial e a introdução da disciplina de taekwondo e natação em águas abertas.
Segundo a organização, 1044 participantes divididos por 702 atletas, 126 técnicos e 99 oficiais participarão nos X Jogos da CPLP, sendo que  cada país deverá participar com uma delegação composta por 116 elementos.
À excepção da natação e o atletismo adaptado (paralímpico), duas modalidades dedicadas às categorias de sub-20, as outras modalidades, designadamente andebol, atletismo, basquetebol, taekwondo e vólei de praia, serão exclusivamente dedicados a atletas no escalão de sub-16.
Enquanto membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cabo Verde vai receber pela segunda vez, mais uma edição dos Jogos Desportivos da CPLP, sendo que a primeira foi a IV edição, em Julho de 2002, que contou com a participação de Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, para um total de 470 atletas.
Fonte: inforpress