A selecção cabo-verdiana de andebol masculina divide o Grupo B dos X Jogos Desportivos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) com Portugal, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, ditou o sorteio realizado hoje na Cidade da Praia.


O grupo A é constituído pelas equipas nacionais de Angola, Moçambique e Brasil, já que Timor-Leste e Guiné Equatorial não participam nesta modalidade.
De acordo com o regulamento, passam à fase seguinte duas equipas de cada grupo, sendo que na segunda fase a prova vai ser disputada no sistema de todos contra todos, de forma a ser encontrado o vencedor, a selecção que conquistar o maior número de pontos.
O futebol masculino é a única modalidade colectiva que conta com a participação de todos os nove países da Comunidade, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, pelo que as equipas foram divididas em três grupos de três equipas cada.
Passam às meias-finais, os vencedores de cada poule e o melhor segundo classificado.
A prova de basquetebol feminino conta com o concurso das selecções nacionais de Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Timor-Leste e Guiné Equatorial não competirão nesta modalidade em que passam às meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.
Para além destas modalidades colectivas, o evento conta ainda com o concurso de volei de praia, natação em águas livres, taekwondo, atletismo e atletismo paralímpico.
Jogos da jornada inaugural dos X Jogos Desportivos da CPLP que se realizam de 17 a 24 de Julho, na ilha do Sal.
Basquetebol feminino: Cabo Verde x Moçambique.
Andebol masculino: Guiné Bissau x Cabo Verde.
Futebol masculino:  Angola x Guiné Bissau.
Fonte: Inforpress