O campeonato regional de futsal realiza-se pela primeira vez em Cabo Verde em Outubro deste ano, anunciou hoje o vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, indicando que as condições básicas já estão criadas para o arranque da competição.


José Semedo fez o anúncio durante o acto de abertura da formação técnica destinada aos árbitros de futsal, que decorre de 01 a 03 deste mês, na Cidade da Praia, tendo realçando que um dos desafios da instituição é lançar esta modalidade em Cabo Verde, uma vez que existe uma tradição da sua prática a nível nacional.
O vice presidente da FCF informou que o campeonato terá o seu arranque a partir do início da época desportiva em Outubro, frisando que neste momento estão a trabalhar em parceria com as associações regionais e câmaras municipais no sentido de se criar as condições básicas para que a competição possa arrancar na data prevista.
De acordo com José Semedo, neste momento há condições básicas em termos de infraestruturas, e que a FCF e as câmaras municipais vão dar todo o seu contributo para que nenhuma região desportiva fique de fora na primeira edição do campeonato regional de futsal.
Tendo em atenção o desenvolvimento desta modalidade em todas as regiões desportivas, afiançou que a FCF tem vindo a realizar uma série de acção de formação a nível de treinadores e árbitros, para que o campeonato regional possa começar em Outubro e termine em Maio, e deste modo permitir que em Junho se arranque com o campeonato nacional de futsal.
“Para além dessa formação, serão realizadas ao longo do ano várias actividades em vista a melhor capacitar as equipas de arbitragem, que terão o papel de replicar as acções de formações nas respectivas ilhas, não só para promover e dar oportunidades a outras pessoas, mas também de partilhar informações com equipa de treinadores e jogadores”, disse o responsável explicando que a ideia é partilhar informações sobre as regras do futsal.
A formação que irá decorrer de 01 a 03 de Julho conta com a participação de 19 árbitros de futsal de toda a região desportiva.
Fonte: Inforpress