A Guiné Equatorial já não vai participar na X edição dos jogos desportivos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), a acontecer de 17 a 24 deste mês, na Ilha do Sal.


Segundo uma nota da organização, a Guiné Equatorial, que passou a fazer parte da Comunidade do Países de Língua Portuguesa em 2014, já não irá participar neste grande evento da lusofonia, a nível de delegação desportiva, por decisão do próprio país.
Entretanto, a Guiné Equatorial participará apenas a nível ministerial na IX Conferencia dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que acontecerá no âmbito desta X edição dos Jogos da CPLP, nos próximos dias 16 e 17 de Julho, em Santa Maria, ilha do Sal.
Recorde-se que a assinatura para a entrada da Guiné Equatorial na CPLP aconteceu há precisamente dois anos, na Cimeira da CPLP em Díli, Timor Leste, tornando, com esta adesão, no mais recente membro desta Comunidade.
A X edição dos Jogos Desportivos da CPLP contará com a participação dos países da comunidade, nomeadamente, Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Esta é a segunda vez que Cabo Verde acolhe mais uma edição dos Jogos da CPLP, sendo que a primeira foi em 2002, quando realizou a IV edição, que decorreu na Cidade da Praia, e que contou com a participação de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, num total de 470 atletas.
Os Jogos da CPLP são um evento multidesportivo que envolve todos os membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Entre as modalidades desportivas destacam-se o andebol, o atletismo, o atletismo para pessoas com deficiência, o basquetebol, o futebol, o ténis e o voleibol de praia.
Fonte: Inforpress