Faltam apenas quatro dias para a abertura oficial dos X Jogos da CPLP que decorrem na ilha do Sal entre os dias 17 e 24 de Julho próximos e neste momento estará já tudo a postos para acolher aquele que será o evento desportivo de maior dimensão jamais realizado no país, segundo garante e o presidente da Comissão Organizadora dos X Jogos da CPLP, o Diretor-geral dos Desportos, Gerson Melo.


Estarão envolvidos nestes jogos aproximadamente 1 milhar de pessoas, sendo aproximadamente 500 atletas e restantes membros e chefes das delegações, técnicos e árbitros, pessoal médico, voluntários e staff da organização dos Jogos.
O palco, para já não poderia ser melhor, ainda mais para esta altura do ano onde o verão já começa a entrar com força, sendo a ilha do Sal o principal destino turístico balnear do país, a par da ilha da Boa Vista.
A Praia de Santa Maria, uma das melhores do país e a constar entre as melhores praias do mundo será o palco do torneio de Volei de Praia e da natação livre, esta última modalidade estreante nesses jogos da lusofonia juntamente com o Taekwondo.
Outro diferencial destes jogos será a qualidade da hospedagem ao encargo dos Meliã Dunas e Meliã Tortuga, dois dos melhores hotéis-resorts de Cabo Verde com toda a elevada qualidade que caracteriza as marcas Meliã e o «The Resort Group», dona destes dois gigantescos investimentos turísticos.
Pode-se dizer com toda a certeza que em toda a história dos Jogos da CPLP os atletas nunca viram iguais condições de alojamento.
A segurança nos hotéis será garantida pelo staff de segurança do hotel assessorado a segurança ainda pelo departamento de segurança dos X Jogos da CPLP e que irá contar com a Polícia Nacional e voluntários militares para garantir a segurança nos recintos e locais dos Jogos.
No que tange ao acompanhamento médico durante os jogos também não se poupou a esforços para garantir três equipas médicas (1 médico, um fisioterapeuta/enfermeiro e um socorrista) e ainda mais três ambulâncias, duas vindo da capital e que já estão na ilha do Sal.
s transportes das delegações e outros envolvidos na realização dos Jogos também já estão garantidos, sendo que vários elementos da organização já se encontram no sal e as delegações dos países começam a chegar já esta noite de 13 de Julho.
Aqui, é de se realçar o forte empenhamento e parceria da ASA SA (Empresa de aeroportos e segurança aérea) que para além de garantir um atendimento personalizado às delegações é uma das principais patrocinadoras do evento com um montante significativo, para além de custear as passagens de parte do staff da organização.
A comunicação, tanto entre as delegações como da organização é garantida pela CVMóvel. Aliás, a realização desses Jogos não seriam possíveis sem o engajamento desses e outros patrocinadores.
Fonte: DGD