A selecção de Angola mostrou a sua supremacia no basquetebol com a selecção feminina a estrear-se nos X Jogos Desportivos da CPLP, este domingo, com uma vitória expressiva de 81-18 sobre São Tomé Príncipe, no pavilhão dos Espargos.


Numa partida marcada pelo domínio total das angolanas, a formação santomense não teve argumentos para travar a forte ofensiva das "palancas" que jogaram a seu bel-prazer, fruto de uma maior colectividade.
A surpresa da tarde, nesta jornada inaugural do basquetebol, foi a vitória da equipa nacional de Moçambique sobre a sua congénere de Portugal por 75-62.
Já a equipa feminina de sub-16 de Cabo Verde entrou a perder nesta modalidade, frente ao Brasil, por 46-56, num jogo que ficou bem notório a falta de entrosamento e ritmo competitivo da equipa crioula.
Cabo Verde esteve bem durante os dois primeiros períodos, chegou ao intervalo na posição de vencedora, mas nos dois últimos quartos de jogos a maior frescura física das brasileiras vieram ao de cima,  determinantes para a derrota caseira.
De referir-se que também este domingo foi marcado pelo arranque das provas de natação ao ar livre, na praia de Santa Maria,  marcada pelo domínio da legião portuguesa.
Os atletas cabo-verdianos não atingiram os seus objectivos, ao posicionarem fora do pódio, pois que o atleta melhor posicionado teve de contentar-se com o quarto lugar.
O seleccionador nacional, Micau, destaca a forma como os atletas se apresentaram, muito forte, mas esclarece que a equipa cabo-verdiana ainda é nova nestas andanças e que está a ser preparada para o futuro.
Fonte: Inforpress