A selecção de futebol de Angola encerrou as actividades desportivas, desta segunda-feira, ao fazer a sua estreia na prova com uma vitória de 2-0 a São Tomé e Príncipe no Estádio Municipal Marcelo Leitão.


No único jogo referente ao Grupo B, a vitória angolana começou a ser construída aos nove minutos da etapa inicial num golo apontado por Fernando, para nos minutos finais, no melhor momento dos timorenses, Melogdar marcar o golo da tranquilidade dos "Palanquinhas".
Portugal continua ainda sem jogar, pois que a ausência da Guiné-Bissau fez com que apenas três equipas constituíssem a poule B.
Para esta terça-feira, vão ser retomados os jogos do Grupo A com mais duas partidas: Brasil x Moçambique e Cabo Verde x São Tomé e Príncipe.
Já a modalidade do atletismo encerrou na noite desta segunda-feira as suas actividades, com a delegação portuguesa a impor a sua supremacia, repartindo o pódio com Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Angola quedou para o quarto lugar no quadro das medalhas, Cabo Verde ficou no quinto posto, seguindo-se o Timor na sexta posição.
A selecção portuguesa de atletismo conseguiu 10 medalhas de ouro em 12 possíveis e cinco de pratas.
Moçambique ganhou as outras duas medalhas de ouro em jogo, completando o quadro com três prata e sete bronze.
São Tomé e Príncipe arrecadou três medalhas de prata, Angola totalizou uma medalha de prata e duas de bronze e Cabo Verde ficou com duas medalhas de bronze. Timor Leste não subiu ao pódio.
Já na modalidade de andebol masculino, Cabo Verde perdeu com a equipa nacional de Angola por 22-33, Portugal levou de vencida o Brasil por 32-22, enquanto Moçambique e São Tomé e Príncipe empataram a 25 golos.
Em basquetebol feminino Portugal venceu Brasil por 64-35 e Angola derrotou Cabo Verde por 63-30.
Em taekwondo a equipa portuguesa continua a ser a mais forte da prova ao ganhar praticamente todas as competições, enquanto Cabo Verde deixou transparecer falta de ritmo e experiência competitiva dos seus atletas.
O voleibol de praia prossegue hoje na praia de Santa Maria com a realização dos jogos da final.
Fonte: Inforpress