O concelho do Tarrafal na ilha de Santiago é o palco escolhido para receber a Gala do Desporto’2016 que se realiza no Dia do Desporto Cabo-verdiano, efeméride que é celebrada anualmente no segundo domingo de Novembro.


Segundo a Direcção-Geral dos Desportos, a escolha do Tarrafal é um reconhecimento aos dois atletas paralímpicos cabo-verdianos, Gracelino Barbosa e Márcio Fernandes, ambos tarrafalenses, sendo que o evento irá homenagear também todos os atletas que se destacaram este ano.
Sob o lema “Mais Olimpismo por uma nova pedagogia do Desporto Cabo-verdiano”, a Direcção-Geral dos Desportos perspectiva promover uma série de actividades nessa ocasião por considerar que “num ano olímpico é mister celebrar e promover o espírito e valores olímpicos, que extrapolam a esfera desportiva”.
O calendário das comemorações, de acordo com a DGD, engloba um vasto leque de actividades com abrangência nacional, em parceria com as federações e associações regionais, incluindo torneios em diversas modalidades desportivas, tanto na categoria olímpica como paralímpica, durante quase 40 dias.
As actividades alusivas à efeméride teve o seu arranque este sábado na Laginha, ilha de São Vicente, com a primeira etapa de um torneio de voleibol e andebol de praia e natação, ao nível escolar, sendo que a segunda etapa se realiza nos dias 26 e 27 de Novembro, na Cidade da Praia e no Tarrafal de Santiago, respetivamente.
O evento conta ainda com a realização do Conselho Nacional do Desporto, nos dias 29 e 30 do corrente, evento que tem como palco a Cidade da Praia, com objetivo principal de discutir e socializar propostas de política e ação desportiva para o país nos próximos anos.
A DGD promove ainda formações técnicas em taekwondo e futebol.
Fonte: Inforpress