A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, foi hoje eleita, em Bamako (Mali), vice-presidente da Zona II, da Associaçãode Comités Olímpicos Africanos (ACNOA).


A eleição aconteceu durante aassembleia electiva da ZONA II, da ACNOA em que Cabo Verde esteve representado pela presidente, Filomena Fortes, e pelo secretário-geral do COC, Serge Santos.
Numa curta declaração à Inforpress, via internet, Filomena Fortes disse que esta eleição demonstra “a confiança   no trabalho que se faz em Cabo Verde”.
De acordo com o COC, esta assembleia, além de eleger o concelho executivo, serviu para a fazer a apresentação do relatório das actividades, bem como a apresentação e discussão do projecto do plano de actividades 2017-2020 da organização.
De entre as actividades incorporadas neste plano foram realizadas várias formações, seminários, torneios de ténis, de basquetebol e de futebol, de entre outros eventos.
Na agenda dos trabalhos constou ainda o debate sobre a realização dos Jogos da Zona II nas diversas modalidades.
 A ACNOA elegeu recentemente Cabo Verde como país organizador dos primeiros Jogos Olímpicos de Praia Africanos, previsto para 2019, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal.
Perspectiva-se que estes primeiros Jogos Olímpicos Africanos de Praia venham a reunir na ilha do Sal mais de mil atletas e, dependendo do número de modalidades, poderão mesmo chegar aos três mil atletas.
Fonte: Inforpress