A Comissão Mulher e Desporto do Comité Olímpico Cabo-verdiano (CMDCOC) vai organizar, no dia 25 de Março, o "I Fórum Nacional Mulher e Desporto", com o propósito de chamar a atenção das várias camadas sociais, para a a participação feminina no desporto. O fórum terá lugar no auditório da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, das 09:00 às 17:00 horas.


Este Fórum encontra-se enquadrado nas comemorações do Dia da Mulher Cabo-verdiana, e será um marco para o desporto no feminino em Cabo Verde.
O evento, suportado pela Solidariedade Olímpica, terá na agenda o debate de vários subtemas, de modo a alcançar os mais diversos pólos dentro do desporto no feminino. A conferência de abertura será feita pela representante da Associação Mulher e Desporto de Portugal, que irá a abordar o tema "A promoção da mulher no e através do Desporto", moderada pela Presidente da ISIEG, Rosana Almeida, seguido de várias mesas redondas durante o dia.
"A visão da mulher e do desporto em Cabo Verde", "As estatísticas da participação da mulher no desporto", "A presença da mulher desportista nos media cabo-verdianos" e "A história da Educação Física em Cabo-verde/ a contribuição da mulher e dos jovens", serão os painéis da primeira mesa redonda que conta com os apresentadores, Cristina Ferreira , Presidente da CMDCOC, Simão Rodrigues jornalista, e Rute Alinho ex-professora de educação física. Essa mesa redonda será moderada por Carlos Santos, Director da Agência Cabo-verdiana de notícias Inforpress.
O testemunho de atletas femininas que já participaram em diversas competições ao mais alto nível será também um dos pontos deste evento, com Artemísia Sequeira, atleta do desporto adaptado, Wânia Monteiro, atleta olímpica, e Gabriela Borges ex-atleta de várias modalidades, a compartilharem as suas experiências no mundo desportivo.
Na parte da tarde mais uma mesa redonda será realizada com sob a âncora da "Liderança feminina no desporto" com vários oradores desde Graça Sanches, Assunção Semedo, Albertina Monteiro até Maria Graça, sob a moderação da representante da ONU Mulheres em Cabo Verde, seguido de debate.
Ainda na agenda "Os desafios de ser uma atleta na África", apresentado pela ex-atleta Olímpica e presidente da Comissão de Atletas da Zona II africana, Kady Kanouté, moderada pela primeira atleta olímpica de Cabo Verde, Isménia Frederico.
Por último a conferência será encerrada com a apresentação da Presidente do COC, Filomena Fortes, que fará uma exposição sobre "O género e o desporto em Cabo Verde - atualmente e perspectivas para o futuro".
O I Fórum Nacional do Desporto contará também com várias personalidades cabo-verdianas e os voluntários do Comité Olímpico de todas as ilhas do país.
Fonte: coc