O Plano Estratégico do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), aprovado em Assembleia Geral em Abril de 2016, foi evidenciado pelo Comité Olímpico Internacional (COI), para servir como modelo para os Comités Olímpicos do mundo.


Esta escolha aconteceu durante o Fórum Regional da Solidariedade Olímpica, na Zâmbia, onde o COI teceu grandes elogios ao Plano Estratégico do Comité Olímpico de Cabo Verde, pela forma como vai de encontro aos reais objetivos da organização desportiva mundial, principalmente na divulgação e expansão dos valores olímpicos.
Nesta linha o COI já fez um pedido formal para ter disponível o Plano Estratégico do COC, de forma a orientar os outros Comités na construção dos seus próprios planos.
Para a Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, esta é a prova de que Cabo Verde tem feito um trabalho árduo e convincente junto ao COI, no que tange aos objetivos desta organização.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano tem desenvolvido projetos a vários níveis, pensando na evolução desportiva e olímpica da sociedade cabo-verdiana, e o reconhecimento por parte da maior organização desportiva mundial, tem sido constante.
Fonte: COC