A Associação dos Comités Olímpicos da África – ACNOA aceitou hoje a candidatura de Cabo Verde para organizar os primeiros Jogos Olímpicos Africanos. A apresentação oficial da nossa candidatura foi feita hoje, 10 de Maio, pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), na 17ª Sessão ordinária da Assembleia geral da ACNOA, que decorre em Djibouti.


Os primeiros Jogos Africanos de Praia vão ser realizados em 2019 e terão como palco a ilha do Sal, que reúne todas as condições para acolher o certame.

De lembrar que em janeiro, o presidente da ACNOA, Lassana Palenfo, esteve em Cabo Verde a analisar as condições do arquipélago para acolher este evento continental. Em fevereiro, a nossa candidatura, já tinha sido aprovada em sede da comissão executiva da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), realizado em Bamako, Mali, tendo, agora merecido os votos favoráveis da Assembleia Geral da ACNOA, perante representantes de todos os países africanos.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, encontra-se também em Djibouti onde participa na Assembleia Geral da ACNOA, tendo reforçado a abertura e o engajamento de Cabo Verde em acolher este que será o maior evento multi-desportivo africano realizado pela primeira vez.

Fernando Elísio teve a oportunidade de conversar mesmo que informalmente com o Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, com o Presidente da ACNOA, Lassana Palenfo, com o Delegado do COI, Pierre Miro entre outras personalidades influentes do movimento olímpico.
Fonte: governocv