Cabo Verde vai participar nos VIII Jogos da Francofonia previstos para 21 a 30 de Julho em Abidjan, capital da Costa do Marfim, nas modalidades de atletismo, judo e na disciplina de paralímpicos.


O anúncio foi feito hoje, na Cidade da Praia, em cerimónia de apresentação da delegação desportiva presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, em representação do titular da pasta do Desporto, que se encontra ausente.
Conforme realçou o ministro, na ocasião, “Cabo Verde vai à Francofonia para fazer história”, numa alusão aos sucessos obtidos com a participação do arquipélago com a sua participação nos eventos anteriores, designadamente com quatro medalhas, uma de ouro (Canadá, 2001), uma de prata (Níger, 2005) e duas de bronze (Madagáscar, 1997 e Níger 2005).
Na modalidade de atletismo o arquipélago faz-se representar desta feita com dois atletas, Eveline Sanches e Jordin Andrade, no judo, com quatro atletas (Djamila Silva, Eliane Veiga, Manuel Soares e Wilson Teixeira), e na modalidade paralímpica os representantes são Carlos Araújo e Marilson Semedo.
Luís Filipe Tavares, lembrou ainda na cerimónia de cumprimentos, que a delegação cabo-verdiana vai ser recebida de “braços abertos” pelo cônsul honorário do arquipélago em Abidjan.
Por seu turno, o diretor-geral dos Desportos, Anildo Santos, depositou toda a confiança na delegação que, segundo disse, “vai saber representar muito bem o desporto nacional e com olhos postos nas medalhas”.
Os Jogos da Francofonia foram criadas em 1987 pelos chefes de Estados e de Governos dos países membros, durante a X Cimeira da Francofonia, com o intuito de promover a língua francesa e a juventude dos países de língua oficial francesa ou em que o francês tem um status “privilegiado” como é o caso de Cabo Verde.
Os Jogos da Francofonia acontecem num intervalo de quatro em quatro anos, no ano pós-olímpico, e deles fazem parte ainda concursos culturais.
Cabo Verde faz parte da Organização Internacional da Francofonia (OIF) desde 1996.
Fonte: Inforpress