A Associação Profissional de Saúde ‘’Nós Saúde” procedeu hoje a entrega de Kit desportivos e materiais didácticos a Associação Pilourinhu em Achada Grande, Praia, no dia da abertura de colónia de férias para as crianças dessa localidade.


O acto foi presidido pelo director desportivo da Associação “Nos Saúde”, João Batista Robalo, “Tigana”, futebolista do Sporting Club da Praia, no espaço Pilourinhu, e considerou este feito como um gesto para ajudar as crianças filhos de pais com poucas condições de vida, na maioria filhos pescadores e peixeiras, em parceria com Associação Pilourinhu.
Tigana sublinhou que com este projecto as crianças vão ter a oportunidade de desenvolver actividades desportivas e divertirem nos seus dias de férias, já que não possuem meios para gozarem de um descanso mais digno.
Disse Tigana que a Associação “Nos Saúde” tem vindo a desenvolver actividades em outras comunidades, com vista a apoiar as crianças e a realização de feiras de saúde para ajudar pessoas idosas que não dispõe de condições para fazer consultas nos centros de saúdes.
Por outro lado, frisou que trata-se de um projecto de longo prazo que vai continuar a desenvolver actividades sociais com objectivo de apoiar as pessoas de diferentes comunidades, não obstante algumas das dificuldades por que enfrenta a associação devido á falta de apoios.
De momento, explica,  ”Nos Saúde“ tem vindo a contar com apoios de parceiros internacionais como a “United For CV”, uma ONG Americana constituída por cabo-verdianos que doou recentemente materiais didácticos e desportivos à Associação Profissional “Nos Saúde”.
Tigana avançou que para os meados de Dezembro será assinada uma parceria oficial com a ONG Americana.
Por sua vez, o presidente da Associação “Nos Saúde”, Raimundo Monteiro, lançou um  apelo a todos os empresários para aderirem a essa causa e apoiar a associação, alegando que a principal dificuldade por que o associativismo e a falta de meios financeiros.
O presidente disse que a Colónia de Féria não passa apenas pelo Pelourinhu, pois, haverá excursões e visitas de estudos nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Domingos (Santiago) e uma deslocação a pequena comunidade dos “Rebelados” (Calheta São Miguel) a fim de se inteiram das suas realidades, para além de receber espectáculos de círculos e aulas de espanhol e algumas dinâmicas agro ecologias.
A Associação Pilourinhu, com sede em Achada Grande Frente foi criada por um grupo de jovens com objectivo de transformar o espaço abandonado num lugar onde se faz actividades de carácter social para apoiar os moradores dessa localidade.
Fonte: Inforpress