Armando Cunha do proprietário foguense Raul “Bob” Fernandes foi o vencedor da edição 2017 da prova de corrida de cavalos, enquadrada nas actividades do Dia do Município dos Mosteiros e da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora da Ajuda.


Armando Cunha foi vencedor na sua série e na disputa do primeiro prémio venceu o cavalo Rolex, igualmente de Raul “Bob” Fernandes, que conquistou os três primeiros prémios e o sexto lugar da citada prova.
Armando Cunha, que venceu esta corrida inserida nas festividades de São Filipe, igualmente a do Dia do Município da Praia, em São Vicente e na Boa Vista, conquista assim mais um prémio, fazendo dele o cavalo mais veloz actualmente em Cabo Verde.
A classificação final ficou assim ordenada: primeiro lugar para Armando Cunha, segundo para Rolex, terceiro para Vingança (vencedor do ano passado) todos de Raul “Bob” Fernandes, quarto para Lura do proprietário Sebastião Brandão “Djôdjo”, quinto para Red Bulet do proprietário Djô Broco da ilha da Boa Vista e sexto posto para Falcão também de Raul “Bob” Fernandes.
A prova decorreu sem incidente, apenas a registar o atraso verificado no início da prova, fazendo com que a mesma tenha terminado depois das 19:00 deste domingo.
Depois do término da prova, dezenas de motoqueiros da ilha do Fogo promoveram um desfile com passagem pela antiga pista do aeródromo dos Mosteiros, que serviu também para a corrida de cavalos, seguindo depois pelo centro da cidade de Igreja em direcção às localidades da zona sul do município.
Em relação ao torneio de velhas glórias, a equipa B de São Filipe conquistou o primeiro lugar ao vencer na final a formação de velha glória de Cova Figueira por 4-1, e na disputa do terceiro lugar, que também tem direito a troféu, a equipa A de São Filipe venceu a sua congénere dos Mosteiros por 2-1.
Em termos desportivos as actividades são concluídas segunda-feira com a realização dos jogos entre Vulcânico – No Pintcha e Cutelinho – Atlético, para a disputa do primeiro e terceiro lugar, respectivamente, que tem direito a taças.
No intervalo dos dois jogos realizam-se as provas de atletismo nas modalidades de 100, 800 e 1.500 metros, masculino e feminino.
Além de actividades desportivas e religiosa, nomeadamente a procissão de vela, realiza-se a segunda noite de baile no polivalente João de Jóia com a participação de artistas e grupos como Ana Lopes, Buguin, Ló, Vargas, Zé Delgado e Gil Semedo, e pelo meio está previsto queima de fogo-de-artifício e uma mensagem do edil dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira.
A primeira noite de baile popular contou com a presença de Xibiote, Dú Marthaz, Nelson Júnior, Grace Évora, Lejemea e Tabanka Djaz.
Inforpress