A VIII Gala do Desporto da Praia vai distinguir este ano as figuras que não “vencem prémios em disputas”, mas escolhidos por serem “os melhores” em cada modalidade, anunciou hoje o vereador do desporto da autarquia.


A gala, que acontece no dia 18, no pavilhão desportivo do Bairro Craveiro Lopes, vai, segundo José Eduardo dos Santos, atribuir 74 prémios entre os melhores dirigentes em todas as modalidades, os melhores treinadores, os melhores árbitros, os melhores atletas masculinos e femininos, a melhor imprensa desportiva e os melhores jornalistas.
O evento, segundo explicou o responsável, percorre todas as modalidades oficiais e que tenham um campeonato instituído e reconhecido na Cidade da Praia.
Sob o lema “Praia, Cidade dos Campeões, com o desporto criando valores”, a novidade desta edição, indicou José Eduardo dos Santos, em conferência de imprensa, é a introdução do prémio “atletas revelação”, destinado aos jovens que começaram a trilhar o caminho do desporto e que são uma referência na Cidade da Praia.
Outra novidade, segundo o vereador, é a unificação do troféu que, de agora em diante, será o símbolo da gala do Desporto da Praia, pois nas galas anteriores sempre foi entregue um troféu diferente.
“Este ano, a gala não terá uma produção directa da câmara, mas sim de uma empresa vocacionada, contratada para isto, e que nos apresentou uma proposta desenhada do troféu. Entre as propostas, escolhemos uma que tem uma imagem que remete ao desporto e sobretudo ao espírito da vitória”, explicou.
Em cada categoria, estão nomeadas três personalidades e, segundo explicou, estes passaram por diversas fases de escolha, começando pela nomeação por parte das diferentes associações regionais da Cidade da Praia, seguido de uma votação dos cincos melhores. Por fim, os jurados seleccionaram apenas três finalistas, e desses apenas um em cada modalidade será eleito o melhor do ano.
Entretanto, o voto final cabe ao público que tem o direito de escolher o melhor do ano em cada categoria, até o dia da gala.
Na categoria de Jornalista Desportivo estão nomeados Benvindo Neves, Odair Varela e Victor Hugo Fortes e na imprensa Desportiva estão a RCV, TCV-Tribuna ViP e Green Sports.
Na categoria do dirigente do ano, os nomeados são Cláudia Tavares, do desporto adaptado, Mário Avelino, no Futebol, Djamilson Pinto no Andebol.
Cláudio Zelito de Aguiar, no Futebol, Carlos Ramos, no Voleibol e Idélio Mendes, no Desporto adaptado, estão nomeados na categoria do treinador do ano.
As finalistas para atleta feminina são Maria Correia, no andebol e voleibol, Ingride Carvalho, no Taekwondo, e Rosana Gomes , no Boxe.
Os nomeados para a categoria de atleta masculino são Kadu Djone Fortes Resende, no futebol, Lúcio Rocha, no atletismo , e Lamine Barros, no desporto adaptado.
inforpress