A Baía do Tarrafal de Santiago acolhe a 10 de Dezembro a décima edição da prova de São Silvestre em Natação, em mais uma iniciativa do núcleo para a implementação da natação desportiva em Cabo Verde.


À Inforpress, o coordenador do núcleo, Emanuel Charles d’Oliveira, avançou que a prova vai ser disputada por nadadores de São Vicente, da Boa Vista, da Cidade da Praia (maioritariamente representada por militares da 3ª Região Militar), do Senegal, de Portugal e da França.
Estima-se a presença de 60 nadadores nesta prova a ser disputada na distância de 2,5 quilómetros, estando ainda agendada, em paralelo, uma outra prova na categoria de sub-17, que terá a sua qualificação à parte.
Segundo a organização, Portugal vai estar representado, pela terceira vez, mediante a participação de nadadores do município de Coruche, ao passo que Senegal vai marcar a sua presença pela segunda vez, nesta prova de São Silvestre de travessia em águas abertas na baía de Tarrafal.
A 10ª edição S. Silvestre em Natação rege-se pelo regulamento actual da Federação Internacional de Natação (FINA) e tem partida prevista para as 12:00.
A prova é aberta a participação de nadadores masculinos e femininos nas categorias júnior e sénior e a organização assegura medalhas aos três primeiros classificados de cada uma das categorias.
A segurança e apoio ao longo da prova serão da responsabilidade da organização e assegurados por diversas embarcações e outros meios, assim como disponibilizará um serviço de primeiros socorros e de salvamento aquático.
Inforpress