A construção de dois polidesportivos cobertos, do centro de estádio e a manutenção dos polivalentes, na sua maioria a necessitar, “urgentemente”, de obras de reabilitação, são alguns dos projectos previstos, nos próximos anos, para Santo Antão.


A garantia é do ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que hoje termina uma visita de dois dias a Porto Novo para encontro com os agentes desportivos e se inteirar do estado das infra-estruturas desportivas neste município, a maior parte em avançado estado de degradação.
Segundo Fernando Elísio Freire, além do centro de estágio, que vai ser construído no Porto Novo, com o financiamento também da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Governo tem já compromisso com a câmara da Ribeira Grande para a transformação do polivalente David Fortes num pavilhão coberto.
Trata-se de um projecto previsto para 2018 e que conta com um co-financiamento do Executivo de 20 mil contos, assegurou o governante.
Em 2019, segundo este governante, que falava, esta sexta-feira, num encontro com os agentes desportivos no Porto Novo, será a vez do município porto-novense contar com a parceria do Governo para transformação do recinto 5 de Julho num polidesportivo coberto.
Ainda no Porto Novo, o Governo, além de apoiar na construção do polivalente da Ribeira da Cruz, cuja conclusão se prevê para este mês de Dezembro, vai, igualmente, co-financiar a placa desportiva de Jorge Luís, bem como a manutenção do polidesportivo em Alto Mira.
Também, no Porto Novo, o Governo pretende ajudar a edilidade no arrelvamento do campo de futebol em Ribeira das Patas, para servir as equipas do interior do município e descongestionar o Estádio Municipal, até agora a única infra-estrutura desportiva relvada existente neste concelho.
Outrossim, é intenção ainda do Ministério do Desporto trabalhar com os serviços da educação com vista a melhorar os espaços desportivos na escola técnica João Varela, no Porto Novo, por forma a libertar os polivalentes para as comunidades.
Hoje, no último dia da visita a Porto Novo, Fernando Elísio Freire vai estar no interior do concelho e, à noite, participa na final da copa de futsal deste concelho.
Inforpress