O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, empossou hoje Adelino Duarte no cargo de delegado da Direcção-Geral dos Desportos na ilha de São Vicente.


Falando na investidura, Fernando Elísio Freire explicou que a escolha de Arlindo Duarte, desportista e professor de Educação Física na escola José Augusto Pinto, baseou-se, essencialmente, nas competências demonstradas ao longo da sua carreira, pela sua paixão pela área do desporto e pela forma como “vibrava enquanto atleta e agora como treinador”.
“Sou testemunha de como na última final do campeonato de Andebol, realizado na ilha do Sal, em que o mesmo, tendo perdido, no último segundo, mostrou (…) uma dignidade de campeão”, lembrou Elísio Freire, que aproveitou a ocasião para agradecer ao recém-empossado pela resposta ao convite e desejar sucessos no cumprimento dos objectivos.
Arlindo Duarte, por sua vez, agradeceu a confiança depositada na sua pessoa para assumir a delegação regional dos Desportos e avançou que o prazer maior, nisto tudo, é poder trabalhar para o desenvolvimento do desporto em São Vicente e engrandecer o sector em Cabo Verde.
Prometeu, enquanto dirigente desportivo em São Vicente, trabalhar em estreita colaborarão com as entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal, através do pelouro do Desporto, para atender a todas as necessidades dos dirigentes desportivos da ilha.
Outros desafios que se impõem, segundo o novo delegado, prendem-se com a promoção, à semelhança do futebol, da formação em todas as outras modalidades, com o desenvolvimento dos centros de rendimentos e com a implementação dos centros de medicina desportiva .
“Os centros de medicina desportiva revelam-se importantes e necessários para que se possa manter a boa qualidade dos atletas, pois, esses centros permitem-nos fazer uma avaliação criteriosa das potencialidades do atleta, as suas limitações, bem como as áreas de intervenção”, avançou.
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, Brasil, Arlindo Duarte possui também algumas formações na área do desporto, nomeadamente cursos de treinadores nível III, curso de Andebol, curso de solidariedade Olímpica, entre outros .
Professor na Escola José Augusto Pinto desde 1998, leccionou, de entre outras disciplinas, a de Educação Física. No seu percursos desportivo, como atleta, Arlindo Duarte passou pelos clubes Cruzeiros do Norte, Batuque Futebol Clube e Atlético Clube do Mindelo, tendo praticado andebol e basquetebol entre 1985 e 2013.
Já na sua experiência como treinador, tanto a nível regional como nacional, o novo delegado da Direcção-Geral dos Desportos em São Vicente esteve à frente dos Clubes Batuque Futebol ( 1995 a 2012) e Atlético do Mindelo ( época 2013 a 2017), bem como à frente de jogos de Andebol sub 20, no IHF Challenge Trophy, em Addis Abeba (2015) e Andebol Sub-16 nos X jogos Desportivos da CPLP.
Inforpress