O concelho de Santa Catarina (Santiago) já conta com uma associação de xadrez, que quer promover e divulgar a modalidade no município, através de formações aos jogadores e a todos os que estão interessados na actividade xadrezística.


Em declarações à Inforpress, momentos antes da tomada de posse do Conselho Directivo, o primeiro presidente eleito da Associação de Xadrez de Santa Catarina (AXSC), Arlindo Ramos, disse que a aposta nos estudantes e parcerias internacionais são outros objectivos da recém-criada associação.
A realização de um campeonato a nível do concelho, em Fevereiro, para que Santa Catarina possa ter um representante no campeonato nacional, a ter lugar em São Vicente, e campeonatos inter-liceus e nas universidades sediadas no concelho são algumas das prioridades apontadas para este ano.
“O objectivo principal, para este ano, é termos um campeão a nível nacional, até porque já identificamos sete a oito jogadores em Assomada, com grandes potencialidades e que estão em condições de competir, quer a nível nacional quer internacional”, assegurou.
A AXSC conta com 18 associados e é dirigida por um Conselho Directivo composto por cinco membros.
inforpress