Os kitesurfista Titic Lopes, Bernardo Barros e Arsénio Dias garantiram já o passaporte para a 1ª etapa do Campeonato Mundial de Kite Surf, durante a competição nacional da modalidade, realizada este fim-de-semana, na ilha do Sal.


Nestas competições, nas quais participaram 19 atletas na categoria ondas, Titic Lopes foi considerado o melhor, tendo conquistado o seu primeiro título nacional, seguido de Arsénio Dias, enquanto Bernardo Barros ficou na terceira posição, todos com o wild card para participação no mundial na próxima semana, entre 17 e 25 de Fevereiro, praias de Ponta Preta e Kite Beach.
O primeiro classificado leva o troféu, mais um cheque no valor de 20 mil escudos, o segundo e terceiro lugares um cheque de 15 e 10 mil escudos, respectivamente.
Para além dos três primeiros classificados da prova nacional que terminou este domingo na praia de Ponta de Leme, em Santa Maria, e com passaporte para a prova maior que é a primeira etapa do Campeonato do Mundo da modalidade, na ilha, Cabo Verde estará igualmente representado por Mitú, Djo da Silva – um dos participantes da competição náutica e elemento da organização do evento internacional –, Matchu e Ayrton Cozzolino.
Entretanto, valendo a sua experiência na modalidade, Mitú, Matchu e Ayrton Cozzolino fizeram parte dos jurados nesta competição, que decorreu durante cinco horas na praia de Ponta de Leme, onde foram encontrados os finalistas.
Ainda nesta festa nacional de kite surf, mais de duas dezenas de “raidrs” proporcionaram na praia de Kite Beach momentos de manobras radicais “espectaculares”, em estilo livre, onde os kitesurfista demonstraram as suas habilidades em saltos e técnicas radicais.
Sob a organização de Nautics Sports Events, Djô da Silva considerou no final que. não obstante algumas dificuldades, a prova foi um “sucesso em todos os sentidos”.
O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, também presente no evento, reiterou o apoio da edilidade, visando o progresso dos desportos náuticos na ilha.
Seguindo pelo mesmo diapasão, Anildo Santos, director-geral dos Desportos, almeja bons resultados durante competição na 1ª etapa do Campeonato Mundial de Kite Surf, a ter lugar nas praias de Ponta Preta e Kite Beach, no próximo final de semana.
Inforpress