Foi empossado na tarde desta segunda-feira no palácio do Governo, na cidade da Praia, os membros da Comissão Organizadora dos Jogos Africanos de Praia 2019 (COJAP). A ocasião foi referenciada por Filomena Fortes, presidente empossada, como um passo para a realização do maior evento que Cabo Verde já mais tivera recebido.


No discurso de tomada de posse a presidente reiterou que os Jogos não são desta comissão nem do governo mas de todos os cabo-verdianos.
“Este é uns Jogos de todos os cabo-verdianos e é mais um passo rumo a realização do sonho do país em realizar um grande evento desportivo”, realçou Filomena Fortes.
No mesmo âmbito o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, lançou a visão de o desporto ser um setor também de investimentos e da pretensão do governo em transformar Cabo Verde numa plataforma de realização de eventos desportivos na África Ocidental.
Ainda compõe a equipa empossada do COJAP Pedro Moeda, como vogal, e Maximilian Stipanov, como vogal não-executivo.
Os Jogos Africanos de Praia terão lugar em Junho de 2019, na ilha do Sal e espera-se contar com cerca de 1000 atletas, 500 oficiais e representantes dos Comités Olímpicos Africanos.
COC