A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCK) vai organizar de 04 a 0 8 de Junho, na cidade do Mindelo,um seminário destinado a árbitros, sob a égide da Federação Internacional de Xadrez, FIDE.


Segundo apurou a Inforpress, a formação vai ser orientada pelo especialista da Federação Internacional da modalidade, o português Carlos Oliveira Dias, e pelo professor assistente, o cabo-verdiano Manuel Medina.
Este seminário dará normas e títulos para o Árbitro FIDE, de acordo com o Regulamento para os títulos dos Árbitros.
A Federação Cabo-verdiana de Xadrez tem vindo a investir “fortemente” na descentralização das suas actividades, tendo já aprazado para Abril a realização dos Ios Campeonatos Nacionais de Jovens, ilha do Sal, para o apuramento dos primeiros campeões nacionais de Iniciados, Juvenis e Juniores.
A prova, segundo o presidente da federação nacional da modalidade, Francisco Carapinha, conta com o envolvimento da Câmara Municipal do Sal e da a Associação de Xadrez do Sal, sendo que os participantes serão divididos nos três escalões etários, realizando-se um torneio por cada um deles.
Os Campeonatos Nacionais de Jovens, iniciados, juvenis e juniores, são abertos a todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana, devidamente filiados na FCX na presente época desportiva.
À luz do regulamento, cada Associação Regional terá de indicar um delegado filiado na FCX na presente época, maior de 18 anos, e que não seja jogador nos presentes campeonatos, sendo responsável por todos os assuntos relacionados com os jogadores da sua Associação Regional.
De acordo coma organização deste vento, estas provas serão homologadas pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Inforpress