David Monteiro, Marcelo Reis e Vanderley Gomes são os mais jovens campeões de xadrez, saídos do Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez, que decorreu de sexta-feira a domingo, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal.


A prova, que aconteceu pela primeira vez no país, com a participação de 31 atletas, dos quais 16 xadrezistas salenses, decorreu num dos hotéis da cidade turística, com provas em iniciados, juvenis e juniores.
David Monteiro, Marcelo Reis, e Vanderley Gomes são os campeões, em iniciados, juvenis e juniores, respectivamente.
David Monteiro, xadrezista da Cidade da Praia, que disputou a prova com outros cinco colegas, destaca-se entre os atletas, já que é o mais jovem campeão do primeiro Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez.
Na categoria de iniciados, Ruben Lopes, do Sal, ficou na segunda posição, enquanto David Spínola, também do Sal, alcançou o terceiro lugar.
O escalão juvenil foi a prova com maior número de xadrezistas.
No sistema de rápidas, Marcelo Reis foi o melhor, seguido de Marco Duarte e Bruno Santos.
Em juniores, o atleta de São Nicolau venceu no sistema todos contra todos, em lentas, de 90 minutos.
Nivaldo Fernandes e Omar Marques, xadrezistas vindos da Praia, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
No final dos jogos os participantes receberam troféus, medalhas e outros brindes, tendo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carrapinha, considerado o primeiro Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez “um sucesso”.
O evento foi organizado pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez, em parceria com a Associação de Xadrez do Sal (AXSAL), e apoio da Câmara Municipal do Sal.
Inforpress