A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) realiza a fase preliminar do II Campeonato Nacional individual absoluto, CNIA, de 31 de Maio a 4 de Junho na cidade do Mindelo, para o apuramento  dos finalistas cuja prova está agendada para Julho.


De acordo com o regulamento, a que a Inforpress teve acesso,   esta prova individual absoluto é aberta a todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana, devidamente filiados na FCX.
Prova decorre em duas fases, sendo a preliminar a realizar-se de 31 de Maio a0 4 de Junho, no Mindelo (São Vicente), e a etapa final agendada de 05 de Julho a 08 de Julho próximo, em localidade ainda por designar.
Ganham direito a participar na fase final do CNIA 2018, o campeão nacional da época passada António Monteiro, os dois jogadores com melhor elo FIDE activo na lista publicada no início de Maio de 2018 e os três primeiros classificados da fase preliminar, num total de seis jogadores.
Têm direito a participar na fase preliminar o máximo de 35 jogadores filiados na FCX e de nacionalidade cabo-verdiana, desde que sejam campeões regionais de 2018, ou um dos classificados apurados em torneios homologados pela FCX, desde que sejam de nacionalidade cabo-verdiana, os campeões nacionais de jovens (iniciados, juvenis e juniores), os jogadores com Elo FIDE, num total de 35 jogadores.
A organização compromete-se a atribuir troféus aos três primeiros classificados e medalhas do 4.º ao 10.º classificado da fase preliminar, sendo que na final serão atribuídos troféus aos três primeiros classificados e medalhões aos restantes, estando assegurado  o título de campeão nacional individual absoluto 2017/2018 ao jogador vencedor da Fase Final.
Inforpress