Jazz, de São Vicente, Gladiador, do Fogo, e Nero, do Sal, ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, na primeira corrida de “cavalos de terra”, nas festas do Dia do Município e da Bandeira em São Filipe.


A corrida dos cavalos nascidos em Cabo Verde e sem mistura de raça aconteceu hoje no hipódromo de São Filipe, ilha do Fogo, com a participação de cinco cavalos, ou seja, Jazz, Gladiador, Nero, Daiana que ficou em quarto lugar e Nha Brother, quinto classificado, os dois da ilha do Boa Vista.
No momento da corrida, a Câmara Municipal de São Filipe, organizador da prova, decidiu atribuir, para além o prémio para os três primeiros classificados, uma gratificação de 40 e 30 mil escudos para o quarto e quinto lugar, sendo que o montante de 100 mil escudos foi para o primeiro classificado, 80 mil escudos para o segundo e 50 mil escudos para o terceiro classificado.
“Foi uma corrida bem disputada, é a primeira vez que corro aqui no Fogo, com a participação de bons cavalos que fizeram boas provas”, disse o jóquei do cavalo vencedor Jazz, no final da corrida, congratulando-se com a iniciativa de fazer uma prova só com animais que nasceram no país, por ser “mais justa”, já que têm menos “força” dos que vêem de fora.
“Segundo lugar é uma excelente prestação para o Gladiador, e Jazz, vencedor da prova, é um campeão que tem vencido todas as últimas”, disse o proprietário do cavalo segundo classificado, Gladiador, Neltor Lobo, também satisfeito com a separação das categorias entre as raças nacionais e estrangeiras.
“Foi uma boa corrida. Saí do Sal, vim até ao Fogo, com um bocadinho de força da minha parte e apesar de ser a primeira vez na ilha, foi uma boa corrida, mesmo com as dificuldades que senti na pista”, afirmou o jóquei do Nero, Lamias.
Com a introdução do concurso de hipismo com “cavalos de terra”, haverá este ano e nos próximos, segundo a organização, três provas de corrida de cavalo durante as festas do Dia do Município e 1º de Maio em São Filipe, sendo que as duas outras provas habituais terão lugar este ano nos dias 27, sexta-feira, e 29, domingo.
Inforpress