A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) promove dois seminários para praticantes cabo-verdianos, destinados aos árbitros e treinadores, em Junho próximo, na ilha de São Vicente.


De acordo com o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, os seminários obedecerão aos critérios da FIDE, sendo ministrados por formadores “devidamente reconhecidos” pela instância que rege o xadrez mundial.
O seminário para árbitros será ministrado pelo FIDE Lecturer, Carlos Oliveira Dias, em língua portuguesa, e está previsto para 15 participantes, ao passo que o para treinadores será dirigido pelo especialista Darcy Lima, também em língua portuguesa, e está previsto para 30 participantes.
Os formandos que participarem e que demonstrem capacidade para tal serão reconhecidos pela FIDE nas respectivas categorias com o diploma desta federação mundial.
A FCX informa, entretanto, que não conseguirá suportar as despesas de transporte e alojamento aqueles que necessitem de se deslocar a São Vicente, pelo que terão de ser os próprios a suportar essas eventuais despesas.
A federação insta os praticantes da modalidade a olhar para estes seminários como “uma oportunidade única e considerar como sendo um investimento pessoal na modalidade”.
 Inforpress