O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) organiza, de 29 de Maio a 01 Junho, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, um seminário de preparação para as delegações que vão estar presentes nas próximas competições a nível continental e mundial.


Trata-se dos Jogos Africanos da Juventude a realizar-se-á no mês de Julho, na Argélia, e os Jogos Olímpicos da Juventude, em Outubro, na Argentina, respectivamente.
Segundo uma nota do COC, estarão presentes nesta formação representantes de andebol feminino sub-19, karaté Júnior, atletismo Júnior e taekwondo Júnior, com destaque para os atletas Nicalas Fernandes, (Estados Unidos da América),Magda Moreira (Santiago) e Marcelo Gomes (Sal), como candidatos à vaga de universalidade do Comité Olímpico Internacional para os Jogos de Buenos Aires.
O seminário, esclarece o documento, tem como objectivo orientar os atletas, treinadores e equipa médica para as questões de logística, competições e condições de trabalho oferecidas nos dois eventos.
A coordenadora dos Jogos do Comité Olímpico de Portugal, Catarina Monteiro, que tem uma longa experiência na preparação de missões olímpicas, vai estar presente nesse seminário.
Os Jogos Africanos da Juventude são qualificáveis para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em apenas algumas modalidades, pelo que Cabo Verde perspectiva participar com o máximo de atletas possíveis.
Segundo o Comité Olímpico Cabo-verdiano, vai haver ainda a fase de qualificação, pelo que Cabo Verde poderá até 2018 ter mais atletas com qualificação por mérito.
Os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento internacional multi-desportivo, cuja primeira edição foi realizada em Singapura, entre 14 e 26 de Agosto de 2010.
Estes Jogos são realizados a cada quatro anos, entre edições da mesma estação (Verão ou Inverno), tal como sucede com o actual formato dos Jogos Olímpicos, sendo que a idade dos participantes está limitada entre 15 e 18 anos.
Inforpress