Cerca de uma centena de crianças e jovens, incluindo meninas, participaram hoje, na Ribeira de Vila Nova, na Cidade da Praia, na segunda edição da “Korrida de bóia” (corrida de pneus), numa iniciativa do grupo Praia Eco Rally Pneus.


O objectivo dessa iniciativa, segundo a responsável , Herman Freire, é resgatar essa actividade que antigamente era frequente nas brincadeiras das crianças dos bairros de Vila Nova e Lém Cachorro, assim como em todos os outros da Cidade da Praia.
“Foi uma ideia que surgiu desde 2015 e só em 2017 conseguimos realizar a primeira edição e desde então tem ganhado cada vez mais adeptos”, disse Herman Freire, apelando maior engajamento das instituições.
Com o apoio da Câmara Municipal da Praia, essa corrida contou com 32 participantes, a nível sénior, que fizeram um percurso, ida e volta, por cinco vezes, da Ponte de Vila Nova a Ponte Paiol, fazendo um total de cinco quilómetros.
A nível infantil, teve a participação de mais de 40 crianças, o que, segundo Herman Freire, foi muito importante, porque demonstra que estão interessadas num “tipo de brincadeira” que era feita pelos pais, irmãos ou familiares mais velhos.
Avançou que o Praia Eco Rally Pneus, para além de promover actividades desportivas, tem como propósito incutir uma consciência ecológica nas pessoas, através da melhor utilização dos plásticos e outros resíduos que “ferem o ambiente”.
“Os pneus são focos de mosquitos e estamos não só a lembrar as pessoas do seu perigo por reter muita água, mas, ao mesmo tempo, mostrar que podem servir para a prática de um desporto”, explicou a responsável.
No final da corrida, para além dos troféus, o primeiro lugar recebeu 15 mil escudos, o segundo 10 mil escudos e o terceiro cinco mil escudos.
Inforpress