O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) inicia esta manhã um seminário no Estádio Nacional, destinado aos atletas que vão representar Cabo Verde nos Jogos Africanos da Juventude, Argél’2018, e nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires.


Com a duração de quatro dias, o término da capacitação está aprazado para 01 de Junho. O seminário/estágio vai contar com as delegações que estarão presentes nos dois grandes eventos desportivos que Cabo Verde estará proximamente presente.
Atletas de andebol feminino sub-19, karaté júnior, atletismo júnior e taekwondo júnior estarão presentes neste estágio, com destaque para a presença dos atletas Nicalas Fernandes (residente nos Estados Unidos), Magda Moreira (Santiago) e Marcelo Gomes (Sal) como candidatos à vaga de universalidade do Comité Olímpico Internacional para os Jogos de Buenos Aires.
O seminário terá como missão orientar os atletas, treinadores e equipa médica para as questões de logística, competições e condições de trabalho oferecidas nos dois eventos.
Os Jogos Africanos da Juventude são qualificáveis para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em apenas algumas modalidades, pelo que Cabo Verde, segundo o COC, fez a aposta nessas mesmas para participar com o máximo de atletas possíveis em Outubro – Buenos Aires2018.
Para acompanhar os dias de trabalho no Estádio Nacional, encontra-se no país a coordenadora dos Jogos do Comité Olímpico de Portugal, Catarina Monteiro, dotada de uma longa experiência na preparação de missões Olímpicas.
Os Jogos Africanos da Juventude realizam-se Argel (Argélia), já no próximo mês de Julho, ao passo que os Jogos Olímpicos da Juventude, Buenos Aires2018 Argentina), estão agendados para no próximo mês de Outubro.
Inforpress