O lançamento dos primeiros Jogos Africanos de Praia (JAP) – Sal 2019 será marcado hoje em Santa Maria no evento denominado “One Year To Go”, presidido pelo primeiro-ministro (PM), Ulisses Correia e Silva.


O evento cuja abertura está marcada para as 16:00, num dos hotéis da cidade turística de Santa Maria, marcando, desta feita, a contagem regressiva da competição desportiva de praia que acontece em 2019, brinda os presentes com demonstração de modalidades, como futebol, voleibol, karaté, kitesurf, atletismo e dança tradicional com crianças das escolas locais.
Com este pontapé de saída, Cabo Verde prepara-se para acolher a primeira edição dos Jogos Africanos de Praia, onde deverão participar 54 países, num universo de mil atletas.
Pelas 18:30 haverá uma conferência de imprensa com a presença do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, da presidente e do secretário executivo do COJAP, Filomena Fortes e Yan Craven, respectivamente.
Com esta conferência, a Comissão Organizadora dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 (COJAP), em parceria com a ACNOA e o Governo de Cabo Verde pretende apresentar e explicar os meandros do acontecimento, apresentar o logotipo e o Mascote dos Jogos Africanos de Praia Sal 2019, que se pretende amigos do ambiente.
A cerimónia “One Year to go” conta, igualmente, com a presença do ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, entre várias entidades nacionais, potenciais parceiros e patrocinadores dos Jogos.
Considerado um acontecimento histórico a decorrer em Cabo Verde, acredita-se que a realização deste “grande evento” desportivo, na ilha do Sal, será uma “excelente oportunidade” para promover e reforçar o turismo como pilar central da economia cabo-verdiana, transformando a ilha numa plataforma internacional de transportes aéreos e um centro internacional de negócios.
Inforpress