A selecção de Cabo Verde de Xadrez, que se encontra na 41ª Olimpíada de Xadrez em Batumi (Geórgia), somou esta terça-feira a sua segunda vitória na prova, ao vencer a equipa nacional do Gabão por 3-1.


De acordo com o presidente da Federação Cabo-verdiana de xadrez, Francisco Carapinha, a mais recente vitória da equipa cabo-verdiana foi alcançada na oitava ronda, sendo que Cabo Verde volta a entrar em cena hoje, para defrontar a Gâmbia.
Dantes, Cabo Verde tinha registado derrotas ante Uruguai e Bolívia por 4-0, mesmo resultado obtido ante os “cegos” da International Braille Chess Association (IBCA), posteriormente por 3,5-0,5 com São Marino, por 3-1 com Guernsey, por 2,5 e  frente a equipa da Suazilândia, por 1,5.
A primeira vitória de sempre de Cabo Verde nesta olimpíada que decorre de 23 de Setembro a 06 deste mês, foi registada frente à selecção das ilhas Jersey por 2.5-1.5.
No cômputo geral Cabo Verde já soma 04 pontos e encontra-se na 175ª posição.
A selecção cabo-verdiana é integrada pelos xadrezistas Luís Barros, Luís de Pina Fernandes, António Monteiro e Eder Márcio Pereira, sendo a delegação chefiada pelo presidente da federação nacional da modalidade, Francisco Carapinha.
A 43ª Olimpíada de Xadrez, que decorre em Batumi conta com o concurso de 189 países.
Inforpress