A delegação cabo-verdiana aos Jogos Olímpicos da Juventude já se encontra em Buenos Aires (Argentina), onde o país vai competir nas modalidades do atletismo e taekwondo, neste evento que decore de 06 a 18 do corrente.


A delegação cabo-verdiana, de acordo com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, é chefiada pelo técnico do desporto Maximiliam Stipanov e que está à frente de uma equipa integrada pelos atletas Adriana Almeida e Marcelo Gomes, no atletismo e Nicalas Fernandes, no Taekwondo.
Completam a delegação crioula os treinadores Júlio Nagana (atletismo) e Joe Pina (taekwondo) e a atleta olímpica Maria Andrade, pelo programa Young Chance Makers (YCM).
A presidente do Comité Olímpico cabo-verdiano, Filomena Fortes, e o secretário executivo, Leonardo Cunha, participam no Fórum Olimpismo em Acção com lugar dias antes do início das competições”.
Estes Jogos são as III Olimpíadas da Juventude e irão reunir na capital argentina mais de 3000 atletas de todo o mundo.
Esta é a terceira participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos da Juventude. O país esteve presente em 2010, em Singapura, com Apólo Livramento (ilha do Sal), no atletismo, e Jacira Mendes (ilha do Fogo), no Taekwondo.
Segundo os dados do COC, em 2014, em Nanquim, na China, o país fez-se representar com a selecção de futebol sub15, que chegou a disputar o bronze (meias-finais) na prova, Paula Brito, no atletismo e no taekwondo pela atleta Jocilene Costa, que entretanto, lesionou-se antes da sua competição.
Inforpress