A Câmara Municipal da Praia premiou na noite de sexta-feira, 02, os seus campeões, na IX Gala do Desporto de 2018, entregando 80 galardões a atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, órgãos de comunicação social e jornalistas.


O evento aconteceu no palco da Assembleia Nacional, onde no discurso de abertura, o autarca praiense prometeu o “acesso absoluto” ao desporto a todas as camadas sociais e em todos os bairros da cidade da Praia.
Óscar Santos enumerou, na ocasião, as infra-estruturas desportivas construídas e indicou os nomes de atletas e equipas praienses que se destacaram a nível regional e nacional.
Em relação aos melhores do ano, definido através da votação do público, o destaque foi para Gil Mendes, actual técnico do Sporting da Praia, que foi eleito melhor treinador de 2018.
A voleibolista Ludmila Varela e o basquebolista Fidel Mendonça venceram o prémio de atletas feminino e masculino do ano, respectivamente.
Ainda na categoria dos melhores de 2018, Helton John, do desporto adaptado, ganhou a distinção de melhor dirigente desportivo.
Nas distinções à imprensa, Tribuna Vip da TCV foi eleito melhor programa desportivo e Benvindo Neves ganhou o prémio de jornalista desportivo do ano.
Depois de todas as distinções, foram entregues prémios de Mérito Desportivo à equipa feminina de andebol do ABC, aos ex-futebolistas Djack, Tchicosa, a título póstumo, e Zé di Tchetcha, bem com à adepta  Dona Fátima de Liloca, mãe do  treinador Lúcio Antunes.
Música ao vivo, dança e acrobacias do grupo Enigma animaram a noite que terminou com a actuação da francesa, Melody Donchet, campeã mundial de Freestyle, que foi a convidada especial da IX Gala do Desporto da Praia.
Inforpress