Caiu o pano sob a VI edição da Gala do Desporto que aconteceu no último sábado, 11 de novembro, no Concelho do Porto Novo, ilha de S. Antão, homenageando e premiando os que mais se destacaram na última época.


Das 14 categorias apresentadas para as quais foram nomeados entre atletas, dirigentes, personalidades e instituições, nesta Gala foram também atribuídos prémios Mérito Desportivo para Edy Tavares e prémio Carreira aos dirigentes Carlos Alfama, Rute Ferreira e Manuel Tavares.
A Personalidade do Ano que coube à Seleção de Atletismo dos XI Jogos Desportivos da CPLP, que conforme salientou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, “orgulhou-nos com as suas vitórias, com a sua paixão, persistência e especialmente com a sua garra em elevar o nome de Cabo Verde”.
Nas categorias Órgão Comunicaçao Social e Jornalista Desportivo do Ano foram destacados a Rádio de Cabo Verde (RCV) e Benvindo Neves, respetivamente, demonstrando o papel da Imprensa Desportiva que é cada vez mais importante, não só como meio de promover o que de melhor se faz no Desporto Nacional, mas contribuindo também para a elevação e qualidade das modalidades no país.
No que tange à Atleta Feminino Residente, o prémio foi entregue a Maria Correia (andebol/voleibol), tendo sido premiada Maria Andrade (taekwondo) como Atleta Feminina da Diáspora, Fidel Mendonça (basquetebol) como Atleta Masculino Residente e Ivan Almeida (basquetebol) como Atleta Masculino da Diáspora.
Os prémios de Instituição Parceira do Ano, Árbitro do Ano e Treinador do Ano foram para Comité Olímpico Cabo-verdiano, Fabrício Duarte (futebol) e Lito Aguiar (futebol), respetivamente.
Jovem Promessa é mais uma categoria onde foram nomeados jovens que vem enchendo os cabo-verdianos de orgulho pelas suas motivações e persistência em ir o mais longe possível, tendo sido destacado Carlos Zandonai (atletismo), enquanto que na categoria Atleta Fair-play o prémio foi para Gelson Rocha (boxe), reconhecido pelo seu comportamento e disciplina exemplar.
A Equipa do Ano foi atribuído ao Académica da Praia (campeã nacional de futebol) e o prémio de Dirigente do Ano Ambrósio Furtado da Escola de iniciação desportiva Esperança, como uma pessoa que defende o seu clube com garra e determinação.
A Gala do Desporto Cabo-verdiano 2018 teve como lema “Promover o Desporto, Engrandecer Cabo Verde”, representando a pretensão do Governo em fazer de Cabo Verde um país presente no Mundo, através do Desporto.
Durante a festa do Desporto Cabo-verdiano que decorreu na Aldeia Cultural “Nos reíz” houve momentos de comunhão entre todos os agentes desportivos, dirigentes, técnicos, responsáveis associativos e autárquicos, além de momentos culturais e humorísticos que se traduziram numa bonita celebração.
DGD