A Comissão Técnica de Acompanhamento do Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP) reúne-se sexta-feira, 14, no Estádio Nacional, para apresentar e debater o plano director dos Jogos.


A praticamente seis meses para a realização do evento, este órgão colegial de funções consultivas e de apoio e participação na definição das actividades do COJAP, se reúne para alinhar os mais diversos pontos sobre estes Jogos de que Cabo Verde é organizador.
Liderada pelo presidente do Conselho Diretivo do COJAP, esta comissão conta com a presença de várias entidades, entre ministérios, federações desportivas, Comité Olímpico Cabo-verdiano e Comité Paralímpico de Cabo Verde, empresas e outras instituições.
De acordo com a programação, todas estas instituições irão fazer articulações, para o melhor funcionamento de toda a estrutura que estará integrada na realização dos Jogos Africanos de Praia.
Assegurar o acompanhamento da execução de planos de actividades, apresentar e debater propostas visando aperfeiçoar acções no âmbito das atividades do COJAP são também algumas das competências da Comissão Técnica de Acompanhamento.
Os Jogos Africanos de Praia terão lugar na ilha do Sal de 14 a 23 de Junho de 2019, com 11 modalidades ligadas ao mar: atletismo, basquetebol 3X3, andebol de praia, futebol de praia, ténis de praia, voleibol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté katá, kitesurf e natação em águas abertas.
De acordo com o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), estima-se que estarão no país cerca de 2000 pessoas ligadas aos jogos de entre atletas, dirigentes desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países.
Os I Jogos Africanos de Praia estão sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), tendo Cabo Verde ganhado a candidatura para a organização dos mesmos.
A reunião do COJAP realiza-se às 09:00 no Estádio Nacional, em Achada São Filipe, Cidade da Praia.
Inforpress