A Câmara Municipal do Sal vai doar 29 mil metros quadros de terreno a três clubes desportivos locais, intenção que será concretizada na próxima sessão da Assembleia Municipal, após análise e aprovação da proposta.


Assim, o Futebol Clube Juventude, Grupo Desportivo da Palmeira e Sport Clube Santa Maria são os clubes que vão receber, respectivamente, 15, 04 e 10 mil metros quadrados de terrenos, tendo em vista a construção das suas academias.
As propostas de localização dos terrenos foram apresentadas quinta-feira, 10, pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, acompanhado dos arquitectos do Gabinete Técnico, que se deslocaram aos locais dos lotes a serem oferecidos.
Manifestando satisfação pela adesão das direcções dos diferentes clubes nesse processo de cedência de lotes, o autarca sublinhou que a edilidade pretende “tão-somente” ajudar os clubes a investirem nos seus projectos desportivos.
O lote para o Clube da Juventude fica nas imediações do Hospital Regional do Sal, o de Santa Maria perto da zona das Salinas, e terreno do clube da Palmeira ao redor do campo de futebol já existente, tendo este último apresentado já um projecto para esse espaço que irá contemplar balneários, área comercial, fisioterapia e alojamentos.
Segundo Jorge Santos, da direcção de comunicação da Palmeira, esta iniciativa da câmara vai “trazer mais alento”, permitindo ao clube alcançar “outros patamares” desportivos, enquanto para o presidente do clube Juventude, Nelson Figueiredo, há que “realmente pensar o futebol com uma visão de futuro”, pelo que se está a “o primeiro passo” para a realização de “um sonho há muito acalentado”.
Por outro lado, agradecendo o gesto da edilidade, o presidente do clube de Santa Maria, grémio mais antigo da ilha, Américo Soares, considerou que se trata de um dia histórico que vai permitir a realização do seu da agremiação, já que, conforme referiu, tem projectado há alguns anos a construção da sua própria academia.
Inforpress