O Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP) vai atribuir 500 contos para melhor música oficial da primeira edição dos Jogos Africanos de Praia Sal 2019, cuja abertura de concurso foi anunciada hoje a tarde, no Sal.


A presidente da COJAP, Filomena Fortes, explicou durante uma conferência de imprensa, convocada para o efeito, que a proposta da música ou hino oficial da competição, que vai decorrer de 14 a 23 de Junho, deverá ser cantada em inglês, maioritariamente, mas poderá ter também passagens em francês e português, e o refrão em crioulo.
Compreendendo que a participação da cultura cabo-verdiana e africana seria “primordial”, uma vez que, conforme disse, define a realidade de cada país no continente africano, a concretização da música oficial deverá ser interpretada por um dueto, constituído por uma mulher e um homem.
“Decidimos que seria necessário criar uma música oficial que traduzisse as mensagens deste evento: mobilização e engajamento do continente africano, motivação, dinâmica, superação e competição física internacional, uma nova oportunidade para o continente africano e para os desportos que vão estar em destaque”, referiu.
“E é neste sentido que anunciamos hoje esta intenção de receber propostas abertas dos nossos artistas nacionais”, concretizou.
Filomena Fortes acautela que a música será avaliada em três pontos, sendo letra e música, música cantada pelo dueto em acústico e sample da música ainda sem produção, o qual deverá ser entregue até o dia 28 de Fevereiro.
“A música seleccionada será aquela que melhor interprete a mensagem dos jogos e tenha uma interacção de engajamento dos ouvintes para este evento”, esclareceu, ajuntando que depois de seleccionado o vencedor, ao grupo será solicitado a realização da produção da música e arranjos finais e entrega da mesma até o dia 15 de Março de 2019, sendo esta custeada pelo prémio entregue.
A plataforma no Canal do SAPO Muzica que vai permitir fazer o “upload” das propostas e completar todos os passos de inscrição será lançada a partir do dia 15 de Fevereiro, e 17 de Março é a data marcada para divulgar ao público a música vencedora, durante evento “03 months to go” a ter lugar na ilha do Sal.
Considerando a importância de participação de maior número de artistas possível, Filomena Fortes disse que em caso de dúvidas contactar, para o efeito, o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
“O dueto vencedor receberá o prémio de 500 mil escudos cabo-verdianos e passará também a representar a imagem promocional dos jogos, actuando em público no encerramento dos jogos com o tema vencedor, na ilha do Sal, com todas as despesas custeadas pelo Comité Organizador”, instigou.
Mas também, reforçou, terão a “grande oportunidade” de ter a sua música divulgada através dos parceiros no continente africano.
Inforpress