A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) realiza de 26 a 28 do corrente, em Achada Leitão, São Salvador do Mundo, os primeiros campeonatos nacionais de veteranos, no quadro das festividades do patrono deste município.


O nacional de veteranos conta com a parceria do município anfitrião e, de acordo com a direcção da FCX, a prova é aberta, também, aos xadrezistas da Cidade Praia, que pretendam participar, pelo que a organização proporcionará transporte aos correntes da capital, desde que isso seja manifestado na ficha de inscrição.

A prova de veteranos vai ser disputada por escalões, isto é veteranos +50, destinados a jogadores nascidos entre 1955 a 1969, e veteranos +65, exclusivamente virado para jogadores nascidos até 1954.

O campeonato realiza-se num momento em que a FCX mantém suspenso a realização do campeonato nacional de equipas, inicialmente calendarizado para inícios do mês de Maio, e praticamente todo o restante calendário desportivo nacional, justificado pela federação com o facto de ainda “não ter sido assinado o contrato-programa com o Governo”.
Inforpress