Os I Campeonatos Nacionais de Xadrez em Veteranos, 2018/19, realizam-se de 26 a 28 do corrente em Achada Leitão (Picos), numa parceria entre a Federação Cabo-verdiana de Xadrez e Câmara Municipal de São Salvador do Mundo.


A prova vai contar com os jogadores em representação da Cidade da Praia e dos concelhos de São Vicente, do Sal, de São Nicolau e de Santa Catarina (Assomada) e se enquadra nas actividades comemorativas das festividades do Senhor do Mundo, que se celebra no domingo, 07 de Abril.
De acordo com a organização, contrariamente ao regulamento inicialmente aprovado, os I Campeonatos Nacionais de Veteranos vão ser jogados num único escalão denominado só por “Veteranos”, abrangendo todos os jogadores nascidos em 1969 ou antes desse ano.
Ao vencedor, segundo o regulamento, será atribuído o título de Campeão Nacional de Veteranos 2018/19, estando a organização na disponibilidade de distribuir troféus aos três primeiros classificados.
O Campeonato Nacional Individual de Veteranos, jogar-se-á no sistema suíço de cinco sessões, num ritmo de jogo de 90 minutos com um acréscimo de 30 segundos por cada lance por jogador, pelo que os emparceiramentos serão efetuados pelo programa Swiss Manager.
Os critérios de desempate serão as constantes no Regulamento de Competições da Federação Cabo-verdiana de Xadrez e serão aplicados automaticamente para todos os lugares da classificação que não envolvam o título de campeão.
Inforpress