O cavalo Airley, de sete anos, do proprietário Rivanildo Neves, de S.Vicente, foi o vencedor da prova de hipismo, edição 2019, das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.


Este cavalo, o único entre os seis apurados para a fase final da prova de hipismo, disputada na tarde de hoje, venceu a primeira série e na final bateu o cavalo Anak, de quatro anos, do proprietário foguense Raul Fernandes, “Raul Bob”.
O vencedor já tinha estado na ilha do Fogo no ano passado, mas não participou nas provas devido a lesão, sendo que esta é a sua estreia nesta prova, a actividade que arrasta maior número de pessoas e que é vivida com entusiasmo, sobretudo pelas crianças/adolescentes e jovens.
A classificação ficou assim ordenada:
1º Lugar, Airley (S.Vicente); 2º Anak; 3º Criston; 4º Tripolia; 5º Armando Cunha e 6º e último, Lura, cabendo respectivamente os montantes de 250, 200, 180, 150, 120 e 100 mil escudos em prémios.
Depois da corrida de cavalo e em termos desportivos, realiza-se amanhã, terça-feira a ultima jornada do torneio quadrangular de futebol, com os jogos Botafogo – selecção dos Mosteiros e Vulcânico – selecção de Santa Cataria e pelo meio será realizada a prova de atletismo, na modalidade dos 100 metros.
Relacionada com a parte tradicional da bandeira, será realizada a matança de animais para o almoço de cavaleiros, e está igualmente programado um encontro do BAI com emigrantes e empresários da ilha do Fogo.
Para hoje ainda está programada a terceira noite de festival com os grupos Maybach Gang (São Filipe), Cordas do Sol, Khaly Angel e Elji.
Inforpress