A Confederação do Desporto de Portugal confirmou o xadrez como a mais nova modalidade a integrar os 12º Jogos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), previsto para verão de 2020 em Dili (Índia).


Ao que apurou a Inforpress, enquanto responsável pela organização dos próximos jogos da CPLP, a Confederação do Desporto de Portugal deu o seu aval para a integração desta modalidade de mesa, nesta prova da comunidade destinada a jovens até aos 16 anos.
A integração do xadrez é sustentada como sendo uma modalidade que tem vindo a marcar uma presença, cada vez mais forte, nos países de língua portuguesa, da qual Cabo Verde está inserida.
A entrada da modalidade no programa dos Jogos é vista como um justo prémio para o trabalho que tem vindo a ser realizado na implantação deste desporto, também considerada uma ferramenta de integração e desenvolvimento dos jovens.
Os últimos jogos da CPLP, realizados em 2018, em São Tomé e Príncipe, tiveram cinco modalidades (atletismo, basquetebol 3×3, futebol, voleibol de praia e taekwondo) e, dado o crescimento sustentado do evento, foi decidido tentar integrar outras modalidades.
Os países de língua portuguesa, refira-se, têm vindo também a trabalhar na criação de uma Confederação Lusófona e Cabo Verde assumiu no Congresso de Geórgia, em 2018, a responsabilidade de acolher a primeira sede.
A organização dos Jogos da CPLP acredita mesmo que estão assim reunidas as condições para que o xadrez possa também fazer parte do lote de modalidades nos Jogos da Lusofonia de 2021, que deverão ser organizados por Angola, em Luanda.
Inforpress