O Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP) iniciou este fim-de-semana a construção do Beach Park, na praia de Santa Maria, espaço que irá receber as competições dos primeiros Jogos Africanos de Praia, no Sal.


A construção do espaço em frente ao Hotel Hilton que vai acolher as competições dos primeiros Jogos Africanos de Praia Sal 2019, a decorrer de 14 a 23 de Junho, dita, segundo a organização, uma fase “muito importante” para a realização do maior evento já recebido em Cabo Verde.
As obras do parque que compreende um “conceito sustentável”, compõem a construção de quatro arenas, sendo três no areal da praia e uma nas águas de Santa Maria, devendo estar concluídas dentro de aproximadamente um mês.
Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), tendo Cabo Verde ganho a candidatura para a organização dos mesmos, os Jogos Africanos de Praia Sal 2019 contemplam 11 modalidades, a saber, atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.
Os I Jogos Africanos de Praia Sal 2019, o maior evento jamais realizado em Cabo Verde, e que se aguarda com muita expectativa, trará para o país, mais concretamente à ilha turística do Sal, cerca de mil atletas e 500 oficiais, oriundos de 54 países africanos.
Assim, estima-se que, por essa altura, estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, entre atletas, dirigentes desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo.
Inforpress