O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, frisou hoje, 16 de maio, que Cabo Verde foi ousado e está a conseguir dar respostas à altura dos desafios, a nível de infraestruturas, logística, segurança, serviços de saúde, etc., no que diz respeito à organização dos I Jogos Africanos de Praia – Sal 2019.


A afirmação foi feita após visitas efetuadas na manhã desta quinta-feira, às obras de montagem das arenas na Praia de Santa Maria, onde irão decorrer a maior parte das competições deste grandioso evento.
“Com uma competição desta envergadura que conta com quase mil atletas e a participação de cerca de 50 países de África, estamos a demonstrar que temos condições de organizar grandes eventos, sendo o mais importante o legado que a ilha do Sal e Cabo Verde irão ganhar com a sua realização”, reforçou Fernando Elísio Freire.
Para o titular da pasta do Desporto esta primeira ousadia está a valer a pena e a partir de agora o foco é fazer com que competições internacionais desta envergadura sejam a normalidade em Cabo Verde. “Porque é importante para a nossa afirmação no mundo e para a diversificação do nosso produto turístico, pois é bom para a economia local e nacional, permitindo aumentar as nossas exportações, criar empregos e aumentar a nossa capacidade de transmitir os valores do desporto”, acrescentou.
Questionado sobre a presença do astro do futebol, Ronaldinho Gaúcho, nestas competições, o Ministro reiterou a informação da confirmação da presença do ex-futebolista de dimensão mundial nos I Jogos Africanos de Praia, tendo deixado algum suspense no ar de que virão ainda outras surpresas.
Depois das etapas de Kitesurf realizados nos dois últimos anos, consecutivamente, e previsto acontecer igualmente em 2020, bem como os Jogos Africanos de Praia proximamente e o Cabo Verde Triangle Trail em outubro próximo, Elísio Freire acredita que o país está a montar um sistema de organização de eventos que trazem, para além de capacidade e de conhecimentos, mais recursos que contribuem para o crescimento económico e desenvolvimento deste arquipélago.
“Estamos a fazer do desporto um fator de afirmação de Cabo Verde no mundo”, conclui o Ministro.
Realçamos que as visitas efetuadas hoje às obras de montagem das arenas aconteceu no âmbito do evento “One Month to Go” que se realiza hoje, pelas 18h00, na ilha do Sal, para marcar um mês dos Primeiros Jogos Africanos de Praia que se realizam de 14 a 23 do próximo mês de junho.
DGD