Serão ao todo cinco os atletas que vão representar a comitiva moçambicana que vai participar nos Jogos Africanos de Praia, que terão lugar na Ilha do Sal, Cabo Verde, a partir de amanhã. Trata-se dos voleibolistas Aldivino Nuvunga e Délcio Soares, em masculinos, Jéssica Moiane e Vanessa Muianga, em femininos, para além de fundista Donaldo Machava, que deixam, precisamente, o país amanhã, quinta-feira, para participar da competição.


Completam a delegação moçambicana o presidente da Federação Moçambicana de Badminton, Luís Santos, que também é o chefe da delegação, o treinador de voleibol, Pinho Matos e Edmundo Matesse, treinador do atletismo.

Esta é a primeira vez que Moçambique vai participar nesta competição de jogos disputados nas praias, tendo como objectivos alcançar os lugares cimeiros e as respectivas medalhas, principalmente no voleibol, onde tem conquistado frequentemente títulos a nível africano. Aliás, a ideia de levar duas duplas é mesmo para garantir que no meio de todas modalidades e países, o país possa sair nos lugares de pódio.

Já Donaldo Machava pretende usar esta competição como preparação para os Jogos Africanos de Marrocos, para além de procurar a perseguir os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.