A égua “Mammy” é a grande vencedora da corrida de cavalos na festa de São João 2019 que aconteceu, esta segunda-feira, na localidade de Carvoeiros.


O vencedor da corrida, da localidade de Carvoeiros, levou um prémio de 25 mil escudos enquanto o segundo lugar, a égua Khyra, recebeu 18 mil escudos, o terceiro lugar, a égua Maya recebeu 15 mil escudos e o quarto lugar, a égua Alessandra recebeu 12 mil escudos.
Os prémios de participação rondaram entre os 6 e 3 mil escudos e foram entregues aos outros quatro Jokeys da partida.
De acordo com o membro da comissão organizadora da festa, Irani Cruz, os prémios de carácter simbólico rondaram estes valores, resultado do que conseguiram arrecadar.
Segundo o organizador, a ilha de São Nicolau conta com poucos apoios, mas graças a algumas actividades que decorreram ao longo do mês de Junho foi possível arrecadar algum fundo.
Para o próximo ano, o organizador espera contar com mais patrocínios e aumentar o valor dos prémios como forma de incentivar mais os Jokeys e proprietários dos animais.
Nesta corrida participaram sete éguas e um cavalo em provas organizadas por séries de eliminatória, meias-finais e finais numa pista de 300 metros.
A maioria dos animais era da ilha de São Nicolau, sendo um proveniente da ilha de Santo Antão, a égua Khyra.
No dia 29, aquando da festa de São Pedro, está prevista uma nova corrida de cavalos na Vila de Ribeira Brava.
As festas de São João terminam hoje com um desfile intitulado “Fantuchada” no qual o noivado e o reinado percorrem as ruas da vila de porta em porta ao rufar de tambores e de seguida acontece o enterro da Cruz de São João (o denominado Bocarbera).
Inforpress