O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou, neste fim de semana, na ilha do Maio, que o Governo quer aumentar a cultura de prática regular de atividade física na população, desde a infância, em Cabo Verde e, por isso aliar-se a Rua Ativa ao Campus de Verão do Basquetebolista Edy Tavares “reforça a nossa estratégia de fazer com que as pessoas vejam a atividade física como algo que devem fazê-lo naturalmente para contribuir para a sua saúde e um novo estilo de vida”.


Fernando Elísio Freire falava em declarações à imprensa no âmbito da realização da Rua Ativa, um subproduto do Programa Nacional de Atividade Física – MexiMexê, que foi realizada pelo Ministério do Desporto em parceria com a Camara Municipal do Maio, no último sábado, 06 de julho, na Avenida Amílcar Cabral, na Cidade do Porto Inglês.
De referir que esta edição da Rua Ativa contou com a presença do basquetebolista internacional cabo-verdiano Edy Tavares que realizou simultaneamente o Campus de Verão para crianças e adolescentes daquela ilha.
Como um subproduto do MexiMexê, a Rua Ativa visa sensibilizar a população para a prática de atividade física regular e facilitar, num quadro de educação para a cidadania, o acesso a informações e serviços que permitam, por um lado, consolidar conhecimentos nos domínios do desporto, da saúde e bem-estar e, por outro, estimular e reforçar a cidadania ativa e a sã convivência social.
“A nossa estratégia é que, com o Programa MexiMexê, cada ilha tenha um monitor de atividade física para que a sua prática seja generalizada a todas as aldeias do país, que chegue particularmente a pessoas idosas, crianças, pessoas com deficiência” realçou o Ministro.
Elísio freire aproveitou o momento para elencar algumas medidas que o Governo, através do Ministério do Desporto, tem tomado para o desenvolvimento do setor, tendo destacado, entre outras, através da legislação, a criação de um quadro institucional adequado, permitindo que a federações, associações e clubes tenham condições de desenvolver as suas atividades.
Das medidas, lembrou a aprovação da Lei de Escola de Iniciação Desportiva, da Lei de Utilidade Pública Desportiva, a Lei de Bolsa Atleta, da criação da Organização Nacional Antidopagem, do Programa Nacional de Atividade Física MexiMexê, do Centro de Alto Rendimento Desportivo, entre outros, mostrando que o Governo está a criar todas as condições para que em todas as localidades se possa desenvolver o desporto.
Para o titular da pasta do Desporto, ver os atletas que tem estado a elevar o nome de Cabo Verde lá fora como o exemplo de Edy Tavares, representa muito orgulho pois contribuem para a afirmação do país no mundo, vendo a nossa bandeira nos grandes palcos/pavilhões.
DGD