São Vicente é a ilha escolhida para acolher a VII edição da Gala do Desporto Cabo-verdiano, que terá lugar no dia 09 de novembro próximo, na Praça do Antigo Liceu Jorge Barbosa (Liceu velho), na cidade do Mindelo, a Capital Cabo-verdiana da Juventude 2019.


A informação foi avançada nesta quinta-feira, 29 de agosto, pela comissão organizadora do evento numa conferencia de imprensa que serviu para comunicar todos os detalhes da Gala do Desporto Cabo-verdiano 2019.
Lembramos que o Governo instituiu, a partir deste ano, a “Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude”, que vai permitir levar para os municípios e ou cidades escolhidas um conjunto de atividades e iniciativas voltadas para a juventude, além de, também, estimular outras instituições a desenvolverem projetos que possam beneficiar os jovens.
Para o arranque desta iniciativa, nomeou a Cidade do Mindelo como a primeira Cidade Capital da Juventude de Cabo Verde, tendo em conta a sua importância geoestratégica, sendo o segundo maior polo urbano e numa ótica de descentralização.
Neste sentido e tendo em conta a importância do Desporto como escola de valores e de cidadania, que permite particularmente aos jovens um contacto direto com elementos da cultura desportiva essenciais e a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, a Cidade do Mindelo foi, igualmente, escolhida para receber a VII edição da Gala do Desporto Cabo-verdiano.
Sob o lema “Promover o Desporto, Engrandecer Cabo Verde”, a VII Gala do Desporto Cabo-verdiano visa reconhecer aqueles que, ao longo do ano, a nível nacional e internacional, se destacaram nas várias modalidades.
A presidente da Comissão Organizadora do evento, Ivanilda Reis, avançou igualmente que este ano serão homenageadas individualidades em 16 categorias, nomeadamente: Jornalismo desportivo; Órgão de comunicação social; Jovem promessa; Atleta feminino residente; Atleta feminino diáspora; Atleta masculino residente; Atleta masculino diáspora; Atleta “fair-play”; Equipa/coletivo; Treinador; Oficiais de arbitragem; Dirigente; Instituição parceira; Mérito desportivo “personalidade do Ano”; Mérito desportivo “Alto Prestigio”; Prémio Carreira.
O processo de votação será levado a cabo pelo corpo de Júri, sendo pessoas de grande experiência e exemplos para toda a sociedade, mas também pelo grande público, através de uma plataforma especializada para o efeito, com 60% e 40% de peso, respetivamente.
“A festa que premeia o desporto cabo-verdiano contará com o melhor da cultura mindelense, através de uma programação cultural sob a responsabilidade da Câmara Municipal de São Vicente”, conforme adiantou a responsável pela organização.
Relativamente à transmissão televisiva da Gala, Ivanilda Reis afirmou que comissão organizadora está em negociações com os canais de televisão nacionais para garantir a transmissão em direto do evento e garantir que os cabo-verdianos aqui e na diáspora possam assistir a maior festa do desporto cabo-verdiano.
Paralelamente à Gala, a Direção Geral dos Desportos e os seus parceiros levam a cabo, durante o mês do desporto Cabo-verdiano, uma programação diversificada para assinalar a data, nomeadamente: Feira do Desporto; Conselho Nacional do Desporto; Torneios de diversas modalidades desportivas; Sports Bootcamp; Conferência de alto nível do Desporto; Rua Ativa- MexiMexê, Corrida Massiva, entre outras.
DGD