Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau distinguiu esta quinta-feira os melhores da época desportiva 2018/19, na V Gala de desporto, entregando galardões a clubes, atletas e personalidades ligadas ao desenvolvimento do desporto no município.


A gala decorreu sob o lema “Uma Administração criando valores com desporto”, onde foram entregues 53 galardões em 12 categorias, em diferentes modalidades, designadamente, ciclismo, futebol, atletismo, futsal, andebol, em diferentes escalões.
Adir Cruz, vereador do pelouro do Desporto, que presidiu à abertura do evento, no seu discurso disse que esta gala destacou “os melhores dos melhores do ano”, como reconhecimento do que fizeram, permitindo que a época desportiva decorresse na normalidade e pudessem alcançar os resultados desejados.
Na ocasião, enalteceu ainda o facto de o município ter conseguido fazer campeões regionais em quase todas as competições desportivas realizadas na ilha, mas lamentou que a única competição que não pôde vencer foi a Taça de São Nicolau.
Em relação aos melhores do ano, definido através de resultados obtidos durante as provas da época, o destaque foi para Miguel dos Santos, que foi eleito “Melhor Treinador” do campeonato regional de andebol época 2018/19.
Antónia Ramos, recebeu igualmente na mesma modalidade o título de “Melhor Marcadora”.
Na categoria ciclismo, Helker Cabral recebeu o destaque de “melhor ciclista”.
No atletismo masculino, Válter Araújo, recebeu a distinção de “Melhor atleta de longa distância” enquanto, Jandir Araújo, “Melhor 100 metros”, enquanto o prémio revelação na modalidade foi para Valoriamo Ramos.
Igualmente, na mesma categoria feminina, a atleta Madalena Ramos recebeu o prémio de “Melhor atleta” e Stefani Rodrigues, o prémio revelação.
No futebol, o melhor treinador do campeonato regional sub 20 foi para José Fernando e melhor marcador para Augusto Almeida.
Na categoria sub 17, o melhor treinador do campeonato regional foi para Leonildo Santos.
AJAT SN recebeu, igualmente, a distinção de “melhor equipa Campeonato regional” sub 17 no futebol e no andebol feminino.
Mas o Futebol Clube Ultramarina (FCU) distinguiu-se como “Melhor equipa” do campeonato regional da época desportiva 2018/19, bem como no sénior feminino e masculino, tendo como melhor treinador do campeonato regional de São Nicolau, Alexandre Ramos e melhor marcador “ Mantin Joia”, mas a nível nacional época 2018/19 foi para “Péricles Daniel Conceição.
Durante o evento houve demonstração de actividades físicas, dança e animação cultural.
Inforpress