A Escola Sócio-Desportiva Salesianos Mindelo (ESDM) e Fundação Real Madrid, Espanha, realizam durante três dias uma formação de futebol, que contempla 28 monitores das diferentes escolas de iniciação desportiva e ainda professores de educação física.


Conforme o coordenador da ESDM, Bértilo Fonseca, a acção formativa, iniciada nesta terça-feira e com término nesta quinta-feira (21), dividida em teoria e a prática, resulta da parceria entre a Escola Salesiana, Missões Salesianas e a Fundação Real Madrid que, desde 2012, têm permitido ministrar formações nas modalidades de futebol e basquetebol.
Neste caso, a oitava edição deste programa de formação contempla um grupo de 28 formandos constituído por treinadores e monitores das escolas de iniciação desportiva da ilha e professores de educação física, a quem, segundo a mesma fonte, querem dar ferramentas para “realizar melhor” os seus trabalhos e “transmitir os valores de acordo com a filosofia da Fundação Real Madrid de Espanha”.
“Interessa que eles saibam como nós transmitimos os valores utilizando o desporto e no caso concreto o futebol, como uma ferramenta, que tem um potencial enorme de educar as crianças”, salientou Bértilo Fonseca.
Desta forma, ajuntou, pretendem formar a criança como um ser “socialmente útil”, para ser “não só um campeão desportivo, mas um campeão na vida”.
O coordenador da ESDM assegurou que, nestes sete anos de parceria, têm registado “resultados visíveis” com a colocação e prática da filosofia de Fundação Real Madrid, ao ponto de serem considerados como uma “escola de referência”.
Por esta razão, conforme a mesma fonte, até receberam, no ano passado, um projecto-piloto de formação de basquetebol.
“Queremos continuar com este compromisso, trabalhando com sinceridade, com clareza, com honestidade, pondo tudo em prática”, disse este responsável, para quem o “propósito principal não é parte desportiva, mas sim a cidadania”.
Além da parte desportiva, a iniciativa que, segundo o coordenador, partiu da Escola Salesiana, abrange outras vertentes como as artes de teatro, dança e música, de forma que a “transmissão de valores seja o mais integral possível”.
Neste conjunto, a ESDM beneficia também de materiais desportivos doados pela Fundação Real Madrid, que ajuda 130 formandos da escola e que, assegurou Bértilo Fonseca, foram seleccionados entre os alunos com “mais necessidades”.
Inforpress